quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A crítica nunca vem sozinha, ou vem com amor, ou vem com inveja.


  "Se as críticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame, se não são, não ligue para elas." Francisco Cândido Xavier

  A importância que damos a opinião alheia é o que determina o grau de sofrimento e perturbação que sofremos no convívio social.

  Aprender a receber uma crítica é tão importante quanto aprender a fazer uma crítica ao próximo. Devemos procurar olhar sempre o que de positivo ela nos traz.

  Se o que te falam é verdade ou não, é você quem deve saber, pois é você quem deve se conhecer melhor. Há casos em que pessoas dizem que fulano a conhece melhor do que ela a si mesma, mas isso é um erro, pois demonstra o desleixo que cometemos em não nos auto-avaliarmos.

  Quando sabemos quais são nossas imperfeições, vivemos melhor. Ao conhecer-te, você pode receber a crítica de uma forma muito mais suave e não gerar uma discussão por causa dela. Pelo contrário, pode até mesmo meditar sobre a crítica e buscar corrigir a imperfeição que incomoda o teu próximo, fazendo o bem a ti e aos que contigo convivem.

  E se a crítica não for verdadeira, basta não dar a devida atenção a ela, pois a inveja muitas vezes causa situações constrangedoras que levam as pessoas a tentar nos difamar. Certo de que aquilo que te acusam não é o que você realmente é ou fez, procura compreender a imperfeição do teu próximo que apenas julga, sem estar na tua pele e vê nele apenas um irmão mais necessitado de amor do que você mesmo.

  Criticar visando melhorar, é bom desde que feito com amor, criticar visando humilhar, não é bom pois não expressa bons sentimentos.

  Difícil é deixarmos o nosso orgulho de lado e nos abrirmos para ouvir melhor, para entender a crítica, para harmonizar a relação com o próximo.

  As críticas sempre existirão, cabe a cada um de nós sabermos fazê-las e sabermos recebê-las, dando importância só ao que fará bem a nós e deixando de lado o que nos impede de progredir em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário